A exposição "Águas Doces e Águas Salgadas, Deságuam em Minha Chegada", da artista potiguar Cecília Nóbrega, constitui uma profunda investigação da riqueza cultural e histórica do Seridó, região que ancora as raízes ancestrais da artista. Suas obras remontam ao contexto de sua estrutura familiar por meio de pinturas, intervenções de bordados e aplicações de tecidos. Essas técnicas, transmitidas de geração em geração, sempre foram observadas por ela com atenção à poética e originalidade das mulheres seridoenses.
A exposição aborda principalmente a experiência intrínseca daqueles que têm origens no sertão, através da perspectiva sensível da autora. As obras narram as cenas cotidianas com beleza e profundidade, que transcende o tempo, o espaço e seus recortes a partir de pinceladas de delicadeza e uma poética cultural cativante. Em cada tela, encontramos a sensibilidade e a visão diversa de uma artista cujo trabalho é ancorado na beleza viva e abundante das raízes nordestinas.
Ao compartilhar vivências pessoais, a artista transmite em suas obras um acervo de memórias repleto de identidade e beleza. Essa perspectiva única não apenas preserva, mas também celebra e destaca a herança cultural do Seridó, enriquecendo o espectador com uma experiência estética singular. A exposição ressalta o protagonismo e a visibilidade das maiores riquezas de um lugar: seu povo, sua história e sua cultura.
Projeto cultural aprovado na Seleção Pública De Emergência Cultural N° 025/2023 Lei Paulo Gustavo De Apoio Às Áreas Culturais. Realização da Prefeitura do Natal, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Thank you!